top of page

Não tenho muita paciência com gente burra, então pelo amor de Deus vocês sabem o endereço do TVV, acessem e cliquem na página oficial da minha coluna. Quanto mais visualizações eu ganho, mais ticket alimentação eu coleciono. O clima aqui está perfeito, só não tem internet que está pifada, por isso estou usando o celular. Não reparem a pobreza, é que a Oi Velox está em decadência. Mas vamos ao que interessa, afinal eu tenho hora. O nosso convidado de hoje não é veterano, mas também não é novato. Está rolando o maior merchandising para promover a série de estreia dele aqui no TVV. A obra que ele apresentou ao Félix é adolescente. Sua jornada antes de entrar na nossa cúpula, era na Rede de Tv (RDT), um blog de muito sucesso, segundo ele. Esse autor é jovem e tem muito ainda o que aprender nesse meio. Já escreveu histórias “Fanfics”. Ficou focado durante muito tempo em uma web envolvendo o tema vingança, mas foi deixada para trás, por motivos pessoais. Sua última trama foi em 2010. Vamos parar com a enrolação e ir direto ao assunto. O nosso convidado de hoje é o Emerson Faria, autor de Realeza Juvenil. A trama fala sobre duas primas ricas e poderosas que disputam os holofotes da mídia. Mas tudo dá errado quando os podres das patricinhas caem em uma conta no Twitter, é por isso que eu sempre digo a mim mesmo “Ser famoso pra quê? Já bastam as ameaças que eu sofro de haters que querem espalhar meus podres no Mundo Virtual.”. Mas esse detalhe sórdido não vem ao caso.

 

Emerson assinou as obras Amor & Love, Can't Be Tamed e Bitch Princess na RDT. Ele queria ocultar o passado, devido as suas tramas serem Fanfics, mas é do passado que transformamos o presente em algo construtivo. Após muita insistência ele revelou os nomes das tramas. É como eu sempre digo... Antes de eu ser um “Jô Soares na vida”, eu tive que lançar flops aqui, flops ali. Me ausentei um tempo e finalmente voltei. Eduardo Amaral sentiu calafrios quando eu disse que voltaria a entrevistar. A minha disputa de tickets alimentação com ele é acirrada!

 

Vamos começar as perguntas... Andei dando uma lida no episódio piloto da série, e vou dizer, ele se superou em comparação as suas tramas anteriores. E detalhe, Emerson está fora do ramo desde 2010. É uma coisa que não se vê todos os dias. Emerson você comentou comigo que antes de ter a ideia para escrever “Realeza Juvenil”, estava focado em uma trama cujo tema principal é vingança. Por que você resolveu arquivar a trama?

 

R: Decidi isso por achar que o tema está sendo muito pautado ultimamente. Seria suicídio se reestreasse nesse ramo com um tema desse tipo.

 

As pessoas que me conhecem sabem que eu não gosto de tramas adolescentes, acho desnecessárias. Por que os autores só querem falar de “RBD” e “Legalmente Loiras”, eu já cansei de dizer que estamos no Brasil, mas ninguém me houve. Minha opinião mudou quando eu li o especial de A Fórmula do Amor do consagrado Márcio Gabriel e Doce Inocência do poderoso Luiz Gustavo. Também senti um “Q” de diferença em Realeza Juvenil. O Emerson provou que com essa série, Taylor não tem vez. E são coisas assim que me chamam atenção. Emerson como surgiu a ideia para escrever sua série nova? Houve alguma inspiração ou simplesmente seu cérebro mandou as coordenadas para a sua mão e você começou a digitar?

 

R: Eu tive essa ideia quando fui a um shopping no Rio de Janeiro e vi os jovens de lá, pareciam meio artificiais com suas sacolas cheias de compras e seus celulares de ultima geração, então eu me questionei: “Será que eles são tudo isso que aparentam?”. Então, comecei a formular a história, mas não queria algo com o rótulo “teen”, queria algo diferente... Algo que realmente tente se similar com a vida daqueles adolescentes que eu vi. Logo, lembrei que precisava de referências e as primeiras que vieram na minha cabeça foram as séries de televisão “Gossip Girl” e “Skins”.

 

Fica claro na sinopse resumida, que está estampada na página oficial da trama, que existe uma rixa. E que essa rixa aparenta ser o carro-chefe da série. É uma disputa por holofotes. Afinal todo mundo quer aparecer no TV Fama, não é mesmo Nelson Rubens? Porém existe algo que vai além. Existe uma proposta inovadora, envolvendo o Twitter, bom foi o que eu entendi. Emerson fala um pouquinho dessa proposta pra gente. Você já foi vítima alguma vez dessa rede social, que hoje em dia está entre as mais usadas?

 

R: Primeiramente, eu decidi que seria um blog, mas vi que estava um pouco ultrapassado o uso de blogs, e então decidi usar essa rede social. O Twitter será usado de uma forma lúdica, um personagem da história irá postar boatos e fofocas sobre os outros personagens dessa história, todavia surgirá a questão “Quem é o twitteiro?”.

 

A trama tem foco na classe alta, adoro essas coisas gente. Já cansei da Globo focar na Classe C. Quem é que quer ver pobre roendo osso de frango? Nem o meu cachorro imaginário “roe” osso. Pelo o que foi apresentado a diretoria da emissora, Realeza Juvenil, irá tratar dos “riquinhos” que gostam de pisar em cima da população mais humilde. Isso é o que eu gosto! A realidade. Quantas crianças carentes que ganham bolsa de estudo em colégios particulares não sofrem bullying daqueles trastes de sete anos que tem um Iphone, nem eu que tenho dezessete tenho um Iphone. Emerson, por que você quer mostrar esse “outro” lado da sociedade, que é oculto por roupas de marca e calçados Prada?

 

R: Por estar cansado de vivenciar essas novelas hipócritas que tratam sobre “riquinhos malvados” como adolescentes que necessitam de carinho. Isso é uma tremenda mentira! Adolescentes são maus por natureza, só precisam de algo para poderem expor essa maldade, e no caso dos jovens de Realeza Juvenil, o que motiva eles fazerem o mal é o dinheiro e a volta de coisas interessantes a fazer.

 

Aparentemente, a trama já tem uma segunda temporada produzida, ou quase produzida, não entrei em detalhes com o autor sobre o assunto. E o foco da mesma será drogas, sexo e muitos narcóticos que fazem parte da vida de muitos adolescentes classe A. A verdade é que muitos “drogados” estão no meio mais rico da sociedade. Você não vê uma pessoa pobre entrando nesse meio, por que os pais não tem dinheiro para bancar uma clínica de reabilitação. É claro que tem aqueles idiotas que não estão nem aí para sua condição financeira e se drogam mesmo. Eu mesmo já cansei de percorrer a Avenida Brasil, aquela cracolândia é uma coisa horrível. Eles correm no meio da pista e não estão nem aí. Emerson por que essa “estratégia” de falar sobre drogas na segunda temporada?

 

R: O foco não é o uso de drogas necessariamente, mas sim o extremo do ilícito ou errado, eu quero que essa temporada seja um tapa na cara da “geração politicamente correto”. Vou mostrar nela jovens ninfomaníacos e drogados, a fim de destruírem totalmente suas imagens. Porém, irei mostrar isso em um formato bem diferente, geralmente, a Tv mostra narcóticos como pessoas carentes e sozinhas, que precisam de ajuda e vivem tendo crises após o uso de drogas, em Realeza Juvenil os jovens simplesmente usam a droga, transam um pouco e depois saem de lá felizes, entretanto fica a pergunta “Até onde isso pode durar?”.

 

Você tem alguns métodos para alcançar o sucesso da série e garantir a segunda temporada? Por que é assim que funciona, uma próxima temporada só é lançada, se sua trama apresentar um bom desempenho. O mesmo ocorre com webs que são encurtadas pelo fraco desempenho em garantir leitores.

 

R: Sim, gosto de todos os episódios ter um clímax e um final “bafão”. Mas creio que o método mais eficaz será o mistério em volta da identidade do twitteiro fofoqueiro, acho que isso que manterá o público histérico durante um bom tempo.

 

Existem planos após Realeza Juvenil ou você pretende escrever mais temporadas além da segunda?

 

R: Eu ainda não decidi, mas eu pretendo sim, continuar a escrever essa história até quando o “povão” querer.

 

Peguem suas xícaras de chá e entreguem ao Dupré, estamos finalizando por aqui nossa segunda entrevista. Creio eu que nosso próximo convidado irá estrear uma webnovela que promete chocar o Mundo Virtual. Emerson eu gostaria de agradecer por você ter aceitado o meu convite e te desejo muito sucesso com sua série nova. Também gostaria de agradecer os leitores que vem nos acompanhando desde a estreia. O espaço abaixo é todo seu. Obrigado e até a próxima! Desliga a câmera, produção.

 

R: Muito obrigado galera por terem acompanhado a entrevista. Conto com vocês na estreia de Realeza Juvenil. Ah, e peço encarecidamente à vocês amem minhas bitches, Sophia e Marina, se não, elas irão gastar toda a falta de tempo delas com vocês! Bye bye! 

Apresentação:
Paulo Vitor Oliveira


Agradecimentos:

Emerson Faria Martins
 

Direção de Arte:

Márcio Gabriel

 

Direção Geral:

Félix Crítica

 

Realização:
TVV - Tv Virtual

FIM DA EDIÇÃO #2

bottom of page