top of page

FÉLIX: Olá, boa noite. Está começando a primeira edição do seu mais novo reality show. “The Writer” visa à procura do melhor autor entre os concorrentes. Cada um com seu tutor, pronto a auxiliar seu tutorado e julgar os concorrentes. Ao longo da competição, provas irão eliminar pessoas, até que sobre dois concorrentes. Ao fim desta etapa, o “The Writer” será conhecido. Preparado para esta competição inovadora e super competitiva? Quem faz melhor? Está no ar: “The Writer”.

Quando começamos as inscrições para o “The Writer”, buscamos selecionar os candidatos que mais se estabilizariam no programa, afinal, teriam um tutor, e este tutor deveria combinar com seu respectivo tutorado, afinal, uma boa relação ajuda, e muito. Não divulgamos, até hoje, os candidatos selecionados. Quer saber quem são eles e seus respectivos tutores? Descubra a baixo! (OBS: CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR E LER O TEXTO COMPLETO!).

Surpresos? E o que eles têm a dizer sobre a aceitação no reality? Nós perguntamos e eles responderam!

CARLOS LIRA: O reality em minha visão é uma oportunidade para aqueles que amam esse mundo da dramaturgia. (...) Oportunidade pra mim é você ter a chance de ser ajudado e ajudar através de segmentos e pontos. Onde vi através do contexto apresentado sobre o reality que seria uma oportunidade para mim pelo menos chegar um pouco do correto, escrever bem e consertar meus erros. O meu objetivo ao me inscrever no reality é aprofundar nas minhas falhas e tentar consertá-las. Tanto nos erros da escrita, como em falhas na montagem que sejam capítulos ou episódios. Fiquei feliz sobre o tutor, Márcio Gabriel grande autor. Estou acompanhando a novela dele, ALTA TENSÃO, gosto muito do modo de como ele escreve, gosto também desse lado humano dele de sempre querer ajudar o próximo (claro, sem exageros)... Enfim, gosto do meu tutor assim como gosto dos outros três!

 

JOÃO CARVALHO: Achei uma ideia muito interessante. O reality vai ajudar nós autores. O meu objetivo é escrever para a TVV e para o BH, pois são sites que reconheceriam minha obra. O meu olhar não era tão maduro, estou amando trabalhar com o Walter Hugo.

 

GLADISTONE RIBEIRO: O The Writer é um reality que mostra o quanto o autor é responsável e inteligente. Ele ajuda para que possamos melhorar a nossa maneira de escrever e de como podemos idealizar uma história. Meus objetivos são de fazer muitos projetos e agradar os leitores com as minhas obras, pois farei o máximo pra isso acontecer. Nunca cheguei ao meu grande objetivo, pois era bastante difícil, agora, com o The Writer, vai ser muito melhor. 

 

ISA NOTA: O The Writer é um projeto muito interessante. Meu objetivo com o programa é conhecer melhor o mundo virtual. Antes dele, eu sou uma escritora querendo crescer cada vez mais. Uma única palavra resume o meu tutor: amigo. Ele entende e eu entendo.

 

 

E eles? Os jurados do "The Writer" também discursaram sobre seus novos filhos. Se ligue!

LUIZ GUSTAVO: O que dizer a respeito da Isa Nota?... Para alguém que entrou no mundo virtual “ontem”, é uma pessoa que gosta de aprender e aceita diversas críticas. Como ela ainda é uma iniciante terá a chance no The Writer de aprender diversas coisas, não só comigo, Luiz Gustavo, e sim com essa grande gama de amigos e profissionais: Victor Marçal, Márcio Gabriel e Walter Hugo. Não digo que estamos pronto para vencer, e sim, adquirir conhecimento. Todos irão sair daqui diferente, não só os escritores, mas, também, nós, mentores.

 

VICTOR MARÇAL: Estou gostando muito da participação dele no programa. Pelo fato dele se empenhar para melhorar. Além disso, pude perceber que ele está bem apto a criticas seja negativas ou positivas. Espero pelas próximas etapas para ver o comportamento dele, mas profundamente.

 

MÁRCIO GABRIEL: Vejo em Carlos Lira um grande potencial, pois ele é um ótimo escritor. No entanto, existem algumas coisas que devem ser melhoradas na forma que ele escreve e creio que eu posso guiá-lo para ser um verdadeiro "The Writer". Capacidade para ver os erros apontados, saber aceitar críticas construtivas e, sobretudo, ser humilde com os leitores são qualidades que ele tem e um grande passo para conseguir conquistar o sucesso. Como eu disse, há um grande potencial e há também uma boa chance para esse rapaz conseguir ganhar o reality.

 

 

 

 

 

 

 

A primeira etapa do programa é a seguinte:

 

Os escritores terão que reescrever uma sinopse de seu tutor. Claro, com suas próprias palavras e com a ajuda do mesmo. A sinopse será avaliada pelos três jurados (o tutor não avalia), que irão dar um júri final e uma analise a respeito, de 0 a 10. Esta será a primeira nota que os participantes terão. Daqui, para frente, resta acumular pontos grandes e vencer a competição!

 

OBS: Nesta edição, já teremos mudanças. O tutor/técnico Walter Hugo, por motivos particulares, se ausentaria da competição. Em respeito ao João Carvalho, William Araujo substituirá Walter. A prova de hoje, para o João, foi regida pelo Walter, mas, como “jurado”, tivemos a presença do William. A próxima edição terá o William em todas as funções do Walter.

Carlos Lira e Márcio Gabriel se reuniram. O objetivo do tutor é fazer Carlos reescrever a sinopse de “Um conto sobre Estrume”, de forma particular e bem feita. Confira o resultado:

 

“De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade. (Joseph Goebbels)”.

Se você descobrisse que é “corno” em pleno dia dos namorados, o que você faria? Literalmente “morreria”. Mas Lucas Batista fez diferente: depois de virar chacota na escola o rapaz reaparece com a garota mais bonita que já se viu na cidade. Como? Ninguém sabe, mas ele a namora. Com a fofoca rolando solta, de chacota o rapaz passa a ser o “bambambã” do colégio. E quando sua fama está no auge, a garota que ele alega ser sua namorada aparece do nada começa a frequentar a escola que ele estuda. Sua ex desconfia e arma ciladas para pôr fim em toda essa armação. Mas em meio a dizeres e fazeres, o que antes era mentira se tornará verdade.Curioso pra saber como tudo isso acontecerá? Para isso basta acompanhar os capítulos, Fiquem Ligados!

 

E aí, curtiu? Vejamos os comentários e notas de nossos jurados sobre a sinopse.

 

 

A sinopse nos apresenta, de uma forma exata, a vida do protagonista e os erros cometidos em “Um conto sobre estrume”, de Márcio Gabriel, mas com as palavras de Carlos Lira, sem escrever uma sinopse extensa ou manter uma ideia inovadora. O escritor participante soube conduzir a ideia e chegar até o final. Os erros de Português foram escassos. Ao contrário das performances anteriores, com suas obras no Belas Histórias, o Carlos está se empenhando para ser um autor melhor. 

8

NOTA (DE 0 A 10):

LUIZ GUSTAVO

Gostei da narrativa do Carlos na sinopse de “Alta Tensão”. De primeira, gostei da frase inicial, sinopses curtas costumam chamar mais a atenção de quem está lendo. Foi simples e objetivo, não enrolou e tampouco revelou detalhes de toda a obra. Além disso, tiçou a curiosidade do leitor na última frase, o convidando para acompanhar os capítulos e descobrir as emoções da trama. Dez!

10

NOTA (DE 0 A 10):

VICTOR MARÇAL

Eu confesso que fiquei impressionado com a criatividade do Carlos. Se eu lesse esta sinopse, em vês da original, eu leria a web do Manolo da mesma forma. (Risos). Enfim... Carlos nos apresentou algo descolado, o que agrada a maioria dos jovens leitores do mundo virtual. Outra coisa que eu gostei bastante foram as antíteses apresentadas – As oposições de ideias que me chamaram muito a atenção. Só uma coisinha, Carlos: na sinopse, faltou focar onde ocorre o início de tudo: as redes sociais.

9

NOTA (DE 0 A 10):

WILLIAM ARAUJO

Victor Marçal e Gladistone Ribeiro são os próximos. A história escolhida pelo tutor não foi “Maria Flor”, mas, sim, “Sonho Musical”. Confira o resultado final:

 

Sonho Musical conta a história de Cinco jovens sonhadoras. Patrícia, Luciana, Kelly, Fernanda e Ana. Cinco jovens determinadas. Patrícia, 23 anos, é dona de um restaurante. Irmã de Erika, sonha em reencontrar a mãe, que desapareceu durante uma viagem ao exterior e ficou anos sem dar notícias, até por quê, Erika tem envolvimentos nisso. Ela odeia a irmã e está decidida a acabar com a felicidade dela. Patrícia nem imagina que Erika tem um ódio imenso contra ela. Patrícia gosta muito de música e sonha em se tornar uma grande estrela, porém, é quase impossível realizar esse sonho pois ela está cheia de dívidas e se sustenta com o pouco dinheiro que ganha em seu restaurante. Patrícia ainda se envolve em um grande escândalo depois de ter ocorrido intoxicações com os alimentos de seu restaurante, tudo aconteceu por causa de uma armação. Luciana tem 22 anos e é rebelde, rica e está comprometida com Hugo, porém, abandona o noivo no dia do casamento pois achava que não seria feliz com ele. Vive aprontando com os seus amigos maloqueiros e vive a vida intensamente. Passará a ser mais responsável depois que conhecer as meninas. Fernanda tem 23 anos, casada, e tem um relacionamento conturbado com o Mauro, seu marido. Além de não poder ter filhos, o Mauro é extremamente frio durante suas relações sexuais. Fernanda ainda terá depressão e problemas psicológicos depois que seu marido tem um caso com outro homem. Ana tem 22 anos, é adotada, mas mesmo assim sonha em conhecer seus pais biológicos. Kelly tem 24 anos e cria sozinha o seu filho que é um deficiente físico, seu pai é um político corrupto, os dois nunca se dão bem. Ela se envolve nas manifestações em São Paulo, e o pai revolve lutar na justiça pela guarda d filho. Kelly está determinada a ser uma grande estrela pra ganhar muito dinheiro, conseguir pagar um advogado, e ter o filho de volta. As cinco jovens vão se conhecer em uma das manifestações, vão se tornar amigas. Elas ganham um apoio de uma Fundação Musical e é lá onde vão viver grandes desafios. Helena é diretora da fundação e é mãe do Nick. Ela também é mãe biológica da Ana, mas as duas nem imaginam, ela esconde de todos um terrível segredo. Nick é um rapaz ambicioso, charmoso, galanteador e mau-caráter que vive arrancando suspiros por onde passa, ao ver que as meninas tem potencial pra música ele vai se aproveitar disso. Beto é o vice diretor, apaixonado por música, sonha em lançar através da Fundação, grandes astros da música brasileira, é filho do Ricardo, um homem poderoso e muito rico, que esconde de todos um caso com Érica, que por coincidência é irmã da Patrícia. Grandes segredos do passado se envolvem em um sonho musical, sonho de ser uma estrela, um ícone da música pop. Acompanhe os capítulos de “Sonho Musical” e se emocione com as aventuras dessas cinco jovens.

 

E aí, curtiu? Vejamos os comentários e notas de nossos jurados sobre a sinopse. Siga lendo...

 

 

A sinopse produzida pelo autor Gladistone Ribeiro, pode ser considerada razoável, em minha opinião. Por quê? Bom, claro que ele nos apresentou o enlace de cinco jovens sonhadoras, em busca de realizar a vontade de se tornarem grandes estrelas do POP. Mas o excesso de informações não poderia existir. Assim como os erros de português, e pequenas faltas de pontuação. Mas eu gostei da forma que Gladistone finalizou a sinopse. Ele realmente deve ter se esforçado bastante, e por isso, vou dar a nota que eu considero merecida.

6

NOTA (DE 0 A 10):

WILLIAM ARAUJO

Apesar de não ter encontrado nenhum erro gramatical ou de pontuação, achei a sinopse de Gladistone muito extensa. Acredito que ele poderia ter resumido toda a história central em poucas linhas, o que não é difícil, além de não ficar cansativo. O segredo de uma boa sinopse é não revelar muito o que a trama irá mostrar. Se você falar tudo agora, além de o leitor achar cansativo, não vai ter muitas surpresas na hora de ler.No entanto, a história foi bem mostrada e acredito que ele tenha escrito com suas próprias palavras, e não se baseando na sinopse original.

7

NOTA (DE 0 A 10):

MÁRCIO GABRIEL

O trabalho desenvolvido pelo o escritor Gladistone Ribeiro é de forma sim, audacioso, temos a descrição das cinco protagonistas e de outros coadjuvantes e aí apresenta os problemas: A sinopse é extensa demais e acaba mostrando conteúdos que poderiam deixar em segredo, como, por exemplo, quando cita que Helena é a mãe biologia de Ana. A resenha começa a fluir no final, quando fala mais do “Sonho Musical” de cada uma das garotas. Devia ter focado apenas nisso: o sonho. De fora, existem alguns erros de Português, que poderiam ter sido evitados com uma leitura mais minuciosa do mentor e participante.

7

NOTA (DE 0 A 10):

LUIZ GUSTAVO

Por último, não menos importante, Walter Hugo assessorará João Carvalho, que reescreveu a sinopse da obra de Hugo, que está no ar pela TVV. Falamos de “Reaper”. E a sinopse ficou da seguinte maneira:

 

Reaper narra a história de Chase Davenport(Patrick J. Adams),um adolescente que presencia alguns vultos e sombras estranhos em pelo último ano do ensino.Após presenciar essas cenas marcantes,o mesmo entrou em coma.Porém,ele deveria escolher entre a vida e a morte,optando por viver,o mesmo se transformaria numa espécie de ceifeiro.Mesmo por escolher viver,a vida de Chase não é uma vida tão tranquila assim.Como qualquer adolescente decidido,ele se rebela contra Morte (Brandon Routh),assim deixando as pessoas que tivesse algum vínculo com ele à perigo,dentre eles,Chloe (Arielle Kebbel), E.D (Penn Badgley) e Zoe (Candice Accola).Nessa luta ele conta com a ajuda de outras pessoas como Luna (Taylor Momsen) e Sara Geller (Sara Canning) nessa emocionante guerra,porém todos tem certeza da mesma coisa. É IMPOSSÍVEL VENCE-LA!

 

Os jurados deram suas opiniões sobre a sinopse feita.

 

 

João poderia ter dado um toque seu à sinopse da série de Walter Hugo. Ele, apenas, fez um resumo da sinopse original, que já é um resumo da história. Ou seja: um resumo do resumo.Bom, o tamanho do texto está ótimo, mas creio que ele perdeu a credibilidade na hora de revisar, pois vejo alguns erros de digitação e a falta de espaço entre as palavras e as pontuações, o que prejudica o texto esteticamente.Um ponto positivo foi o fato de ele colocar os nomes dos atores que “interpretam” ou servem de ajuda visual para podermos imaginar melhor como seria cada personagem. Em alguns casos, não é tão legal, mas, no caso dessa história, combinou perfeitamente, talvez por ela ter uma pegada americanizada.

6

NOTA (DE 0 A 10):

MÁRCIO GABRIEL

Gostei da história de “Reaper”, eu pessoalmente não conhecia, porém no que se diz respeito a pontuações, o João pecou um pouco. Uma sinopse, além de ter uma boa narrativa, deve ser bem escrita, com as pontuações corretas, pode parecer uma coisa bem simples, mais que de fato é errado.

6

NOTA (DE 0 A 10):

VICTOR MARÇAL

Posso ser um pouco bruto com essa análise, mas achei a sinopse escrita por João Carvalho, praticamente igual a que está postada na TV Virtual. Existem algumas diferenças, linhas adicionadas, mas não justifica o plágio; os erros de Português e etc. Talvez, a presença do mentor para auxiliar o participante, seja a solução.

4

NOTA (DE 0 A 10):

LUIZ GUSTAVO

Santa Maria é uma ótima trama, rapidamente chama a atenção dos leitores. A sinopse escrita pela Isa Nota, foi bem objetiva, gostei. Foi logo ao ponto e não enrolou o leitor contando todos os fatos da trama. Repito novamente que, histórias curtas chamam mais a atenção do leitor, e a Isa usou essa técnica muito bem.

10

NOTA (DE 0 A 10):

VICTOR MARÇAL

Gostei da sinopse da Isa. Talvez, tenha sido a melhor que eu li. Poucas linhas, mas expondo a história central e ainda deixando implícitas todas as surpresas que os leitores devem aguardar na trama. Eu já sei que a Luisa perdeu o namorado num incêndio cujo foi um trauma, e também já sei que ela vai ter que recomeçar a sua vida. Como? Bom, apenas lendo a história poderemos descobrir. Só destacando aqui, na parte gramatical, que é errado usar ênclise no meio da frase: “...triste e sentindo-se morta”. O certo seria “... triste e se sentindo morta”. Mas, fora isso, tudo foi impecável.

9

NOTA (DE 0 A 10):

MÁRCIO GABRIEL

: Isa acertou em cheio no conteúdo! Ficou algo resumido, complexo, e com os detalhes que deveriam estar incluídos. Olhando pelo ponto de vista da estética, mais uma vez de parabéns. Eu fiquei um pouco confuso no final, mas a falha foi minha: eu precisava interpretar direito. Parabéns, Isa! E acho que está no caminho certo, e com esta sinopse produzida por você, pode ter certeza que eu leria a obra, apesar de já ter lido. (Risos).

9

NOTA (DE 0 A 10):

WALTER HUGO

Luiz Gustavo vem para arrumar a vida de escritora de Isa Nota. Dentre o currículo graaaaaande do autor, a história escolhida foi “Santa Maria”. Veja no que deu:

 

Luisa e Gabriel viviam um intenso amor. Até o dia em que suas almas foram separadas em decorrência a uma tragédia na Boate Kiss, matando 242 pessoas e deixando outras 168 feridas.Mesmo estando triste e sentindo-se morta, ao acordar do coma descobre que perdeu o amado e que está esperando um filho.Com as circunstâncias que a vida lhe pôs, ela tem a chance de recomeçar.

 

Vejamos os comentários e notas de nossos jurados sobre a sinopse reescrita.

E você, o que achou? Você poderá deixar seu comentário sobre as sinopses, sobre a 1ª edição do programa, ao fim do mesmo. Vamos, agora, aos nossos participantes. O que será que eles acharam da primeira etapa?

 

CARLOS LIRA (TUTOR: MÁRCIO GABRIEL): De inicio não sabia o que fazer. (risos) Não acompanhei a trama, mas depois que li e reli umas três vezes a sinopse comecei a fluir na imaginação e redigi tudo que vinha na mente, creio que dei uma visão minha de ter uma vilã de estar sempre no pé no casal principal. E uma sinopse ao qual refiz duas vezes, onde fui guiado a concertar pontos, que pra mim foram essenciais. No contexto final tenho o senso de que dei minha cara a trama sem perder a essência criada pelo Marcio.

 

JOÃO CARVALHO (TUTOR: WALTER HUGO): eu admirei muito a sinopse escrita por Walter Hugo. Achei-a básica e sem muitas delongas do que fala a série. Estudei muito, e acho que um autor tem que saber interpretar, então, diria que interpretei a sinopse do Walter.

 

ISA NOTA (TUTOR: LUIZ GUSTAVO): Não foi fácil escrever a sinopse, mas ela tem suas qualidades.

 

GLADISTONE RIBEIRO (TUTOR: VICTOR MARÇAL): A Prova das Sinopses é um bom desafio, mesmo não sendo nada fácil reescrever a história, faz com que o autor mude um pouco a obra às vezes melhora e outras vezes não, mas é normal. Estamos encerrando. Depois de todos estes comentários, a prova do dia e os votos dos jurados, você já pode tirar sua conclusão.

A candidata Isa Nota saiu na frente, seguido do candidato Carlos Lira e do candidato Gladistone Ribeiro. Por último, João Carvalho, que não se saiu muito bem. Confira as médias:

 

1º.    9,3 - ISA NOTA

                               2º.    9,0 - CARLOS LIRA

                               3º.    6,7 - GLADISTONE RIBEIRO
                               4º.    5,0 - JOÃO CARVALHO

 

Mas, calma... É só o começo. Ainda há muita água para rolar por debaixo dessa ponte. Você não pode perder.

 

Nós voltamos dia 12, com a formação do primeiro combate. Quem deixará o reality? Não perca.

Idealizado por:

Luiz Gustavo

Apresentação:
Félix Crítica


Jurados/Tutores:
Márcio Gabriel
Luiz Gustavo
Victor Marçal

Walter Hugo

William Araujo


Direção de Arte:

Márcio Gabriel
 

Realização:
TVV - Tv Virtual
Belas Histórias

1ª PROVA - COMO SERÁ?

1ª PROVA - NO AR!

COMENTÁRIOS SOBRE A PROVA

CLASSIFICAÇÃO FINAL

FIM DA 1ª EDIÇÃO

Por mais que o João tenha se esforçado, tem muita a coisa a se melhorar nesta sinopse. O pleonasmo é o erro mais grave que eu encontrei. Muitas palavras foram repetidas, causando uma certa “embolação” da história. Percebi que faltou a emoção. Não ficou aquela sinopse “empolgante”, onde eu “tenho que ler” ou “tenho que ler”. Além disso, erros de ortografia podem ser vistos na maioria das frases. Mas quanto ao conteúdo da história, João optou por apresentar muitos personagens, e o certo seria contar toda a trama vivida pelo protagonista.

4

NOTA (DE 0 A 10):

WILLIAM ARAUJO

bottom of page