top of page

FÉLIX: Olá, boa noite. A segunda edição do "The Writer" está no ar. O programa, que visa a escolha do autor participante de melhor destaque, conta com grandes jurados e participantes. Isa Nota está na frente, seguida de Carlos Lira e Gladistone Ribeiro. João Carvalho está na lantera. Mais uma edição começa. Uma virada no jogo poderá ocorrer? Leia até o fim e fique por dentro.

Carlos Lira e seu tutor, Márcio Gabriel, estão de volta. "Um Conto Sobre Estrume" ganhará uma nova cena, agora, escrita em roteiro! Boa a ideia, não? Mas qual foi o resultado?

 

CENA 01: CASA DE/ INT.

No grande salão de festas da mansão Bastos tudo estava arrumado luxuosamente para aquele dia que seria perfeito para Heloísa. No local só estão Lucas e a aniversariante. Heloísa está aparentemente abalada, pois ninguém da escola veio para sua festa, nenhum convidado fora Lucas compareceu. A festa que prometia ser um estrondo não passou de um grande desastre, um mico social.

 

Heloísa - (pouca voz, expressões de tristeza) O Que será que houve? [...] Por que o pessoal não veio? (levanta-se) Não precisa nem responder Lucas, o motivo sou eu. Eu sou uma bosta! Ninguém gosta de mim.

 

Lucas – Não é verdade! Eu gosto de você!

 

Heloísa - Você não vale! Gosta de mim por conta de sua armação. Se não tivesse aceitado e contado toda verdade para aquele povinho de baixo escalão, você me odiaria como eles...

 

Lucas observa inconformado. Heloísa pega um copo e põe uísque escocês com três pedras de gelo e rapidamente bebe de uma única dose.

 

Heloísa - Aqueles imprestáveis! (irônica) Não sei nem porque estou assim, até porque meu poderoso pai já havia me falado de que espécie de pessoas encontraria numa escola publica (risos)... Bando de imbecis! Pobretões!

 

Lucas se irrita com as palavras de Heloísa.

 

Lucas – (Aos berros) Para! Chega desse show de auto - piedade. Não vê que ofendendo todos eles me ofende também?!

 

Heloísa olha fixamente para Lucas e senta-se em uma cadeira próxima a onde está.

 

Lucas - E outra, olha que conheço muito bem aquele pessoal, se não vieram alguma coisa aconteceu. (...) Sabe, ia pôr a culpa no mau tempo que está lá fora. Mas de uns tempos pra cá, você mudou depois que começou enfrentar a Taty. Ficou igual, ou até pior que ela.

 

Heloísa - Também não é assim!

 

Lucas – É assim, sim! Você olha com desprezo pra todo mundo, pisa, machuca e ainda agride verbalmente quase todos. Ontem mesmo na aula de química você deu várias “patadas” no coitado do Márcio. Você virou outra pessoa, não sei quem você é mais... Heloísa está de cabeça baixa. É visível que ela está alterada, bebeu muito uísque.

 

Lucas pega seu casaco e as chaves que estão sobre a mesa, e de cabeça baixa volta a falar.

 

Lucas – Acho que isso aqui já deu, tanto pra mim quanto pra você... Té mais!

 

Lucas vai caminhando em direção à saída do salão quando Heloísa, com a voz um pouco tímida, começa a lhe chamar.

 

Heloísa - Lucas!(...) Espera Lucas! (Lucas para) Não queria que ficasse esse clima chato entre você e eu. Sabe, eu gosto de ti, aprendi a olhar diferente pra você...

 

Lucas vai levantando a cabeça levemente.

 

Heloísa - Não sei explicar, como, quando isso aconteceu. Mas sei que foi natural. E sei que eu...

 

Heloísa para e Lucas vira-se.

 

Lucas – Você o que?

 

Lucas olha para Heloísa que está tonta, e quase desmaiando.

 

Heloísa - (ri levemente, com as mãos sobre a cabeça) Acho que não estou muito bem!

 

Heloísa quase cai e Lucas corre e a segura, aos braços do rapaz, ela fala suavemente antes de fechar os olhos...

 

Heloísa - Lucas eu te amo!

 

Heloísa fecha os olhos e Lucas a observa com carinho, pois ouviu algo que há dias gostaria de ouvir. Pra ele não importava se ela falou bêbada ou sóbria, mas que ouviu saindo dos lábios de sua amada, um “eu te amo!”.

 

CORTA PARA/ PRÓXIMA CENA.

 

E aí, curtiu? Vejamos os comentários e notas de nossos jurados sobre a cena.

 

 

Apesar de a cena ter sido um pouco grande (risos), é o grande destaque dessa semana. O Carlos Lira mostrou a que veio e nos apresentou em sua própria forma, o roteiro, da obra escrita por Márcio Gabriel em literário, verdadeira união entre os dois tipos de escritas que lideram o mundo virtual e que são praticamente rivais atualmente. A cena é rica em detalhes. Sem erros de português. Podemos estar lidando com o próximo autor, de uma nova obra do TVV ou BH, se continuar assim, evoluindo a cada etapa, merece ser o grande vencedor!

9

NOTA (DE 0 A 10):

LUIZ GUSTAVO

Simplesmente amei os diálogos do Carlos, ele intencionou a cena muito bem, me identifiquei muito com isso. Sem erros ortográficos, e exageros no roteiro. Exageros que são desnecessários para uma leitura no mundo virtual. No meu ponto de vista ele está de parabéns!

10

NOTA (DE 0 A 10):

VICTOR MARÇAL

Apesar de eu não saber as regras de roteiro, por escrever em literário, percebi que o Carlos saiu bem nas descrições da narrativa. Ela pode ter ficado simples, mas eu fiquei com vontade de terminar de ler a cena, pela forma que ele a conduziu. Quando aos diálogos, eu curti muito o desabafo de Lucas, sendo sincero pra Heloísa. Mas acontece que alguns erros ortográficos precisam ser corrigidos.

9

NOTA (DE 0 A 10):

WILLIAM ARAUJO

Sonho Musical, o último sucesso de Victor Marçal sendo reescrito. Será que Gladistone Ribeiro inovou?

 

CENA 11. RUAS DE SÃO PAULO. DIA

As manifestações acontecem a todo vapor. Kelly leva um tombo e se machuca, Patrícia vai ajudá-la.

 

KELLY: Ai!

 

PATRÍCIA: Você está bem?

 

KELLY: Ai! Eu machuquei o meu joelho

 

PATRÍCIA: Nossa! Ficou feio hein! Deixa que eu te ajudo

 

KELLY: Obrigado, ai...

 

PATRÍCIA: Vou colocar um pouco de água

 

KELLY: Nem sei como te agradecer

 

PATRÍCIA: Imagina...

 

KELLY: Prazer, meu nome é Kelly Ferreira

 

PATRÍCIA: Ferreira... por acaso você é parente do...

 

KELLY: Isso mesmo que você está pensando, sou filha do Rodolfo Ferreira, infelizmente.

 

Patrícia fica abismada ao saber que a Kelly é filha de um corrupto.

 

E aí, curtiu? Vejamos os comentários e notas de nossos jurados sobre a cena. Siga lendo...

 

 

Olha, eu acho que faltou um pouco de mais descrição na cena. A narrativa foi bem objetiva, simplificada, que não cansa, mas eu percebi que precisa de algo mais para completar. Por que não descrever como Kelly leva o tombo? Eu só a imaginei correndo na rua, e de repente, tropeça e cai. Talvez não seja isto o que Gladistone pretendia passar. Precisa melhorar nesse ponto! Acho também que Patrícia não devia pensar logo de cara: ela é filha do Rodolfo. Afinal, existem muitos Ferreiras.

6

NOTA (DE 0 A 10):

WILLIAM ARAUJO

Eu não entendo muito de roteiros, mas pelo pouco que sei, creio que não se devam utilizar as descrições para mostrar as emoções dos personagens, como nesse caso: “Patrícia fica abismada ao saber que a Kelly é filha de um corrupto.” – Isso poderia ter sido colocado numa fala ou num pensamento da personagem Patrícia. E por falar em descrições, eu não vi quase nenhuma que me pudesse fazer imaginar a situação em que se acontece a cena. Só sei que era no meio de uma manifestação nas ruas de São Paulo (?). Sendo assim, eu achei a cena um pouco fraca.Quanto ao português e à pontuação, não achei nenhum erro.

5

NOTA (DE 0 A 10):

MÁRCIO GABRIEL

Todo escritor, deve apresentar aos leitores, os sentimentos. O que não está presente nesta cena. Não existe um ponto com erros gramaticais, a serem apontados, porém falta a compreensão emocional e estética.

6

NOTA (DE 0 A 10):

LUIZ GUSTAVO

William Araujo deu ao seu tutorado uma cena complexa a ser feita. João Carvalho, que está na lanterna, pode se recuperar. Vejamos o resultado.

 

Começa a tocar uma música de suspense, enquanto Angélica é levada a força até uma cerca, que fica na fronteira com outra fazenda. Angélica gritava sem parar, sem êxito. Luigi com muita raiva joga a esposa contra a parede, até que outra pessoa começa a amarrar Angélica na cerca. Ela estava presa, sem chances alguma de conseguir se soltar. Porém, ela consegue ver quem é a pessoa que estava te amarrando:

 

-Quem se acha esperta demais, morre antes de viver completamente. Agora o dinheiro de minha mãe, vai ficar somente comigo. - diz Eliana.

 

-Eu sabia que você seria capaz, sua desgraçada. - diz Angélica com lágrimas nos olhos.

 

-Ainda bem, que pelo ao menos isso você reconhece Angélica!Eu te odeio!Odiar você me fortalece, me dá energia. - diz Eliana.

 

-Como você é capaz?Aliás, por quê? - diz Angélica.

 

Eliana começa a rir.

 

-Você não sabe em que cama de gato se meteu. Você se meteu em muita coisa, e agora vai pagar por tudo. - diz Eliana, com lágrimas de raiva nos olhos.

 

-Vocês dois não prestam. Vocês não valem o prato que comem.

 

-Chegou a hora! – dispara Eliana, que após dizer isso dá uma gargalhada. Mostrando toda sua raiva. Eliana se aproxima e lasca uma bofetada na irmã.

 

Após isso, a mesma se afasta. Luigi também. Angélica gritava muito, e tentava se soltar. Eliana pegava um aparelho, o mesmo teria alguns fios, e então um fio vermelho se cortado, seria capaz de liberar vários voltz. A irmã de Angélica observa a expressão de tristeza da mesma e solta:

 

-Bye, bye! Vai pro inferno!

 

Ela olha para Luigi, respira fundo. E é nesse instante, que Eliana corta o fio vermelho.

 

Os jurados deram suas opiniões sobre a cena refeita.

 

 

Fiquei feliz pelo João, que desta vez deu mais de si e escreveu o texto do seu próprio jeito. Esta cena de Assim que Amanhecer é bem tensa e João conseguiu moldar as palavras e os acontecimentos com o seu próprio estilo.Percebi alguns erros de português (pelo ao menos) e de formatação (deve se dar um espaço após as pontuações). Creio que ele repetiu demais a palavra “diz”, e poderia substituir por “fala”, “pergunta”, “indaga”, etc.

7

NOTA (DE 0 A 10):

MÁRCIO GABRIEL

Gostei da cena por ter bastantes diálogos, o João dessa vez surpreendeu com a escrita.

9

NOTA (DE 0 A 10):

VICTOR MARÇAL

Uma cena simples e direta, do assassinato de Angélica. O João essa semana, está melhor no que na passada, fato, mas precisa melhorar ainda mais nas novas etapas, arrumar alguns erros de português e tentar soar o mais natural possível. Parabéns ao candidato e também o mentor, por aceitar as críticas e deixarem-nas serem construtivas. Este é o objetivo do projeto.

7

NOTA (DE 0 A 10):

LUIZ GUSTAVO

Gostei da cena, da escrita e dos diálogos. Porém, poderia ter sido um pouco maior, com diálogos mais intensos. Está bom!

8

NOTA (DE 0 A 10):

VICTOR MARÇAL

Essa cena foi bem escolhida porque tem muita relação com o conflito central da trama. O protagonista sentiu que algo de ruim iria acontecer e, como nós também já sabemos o que vai acontecer (por se tratar de uma história baseada em fatos reais), dá um aperto no coração.Enfim, eu gostei muito, embora eu tenha percebido alguns erros de digitação/formatação (á sua frente) e a falta de algumas vírgulas.

8

NOTA (DE 0 A 10):

MÁRCIO GABRIEL

Ah, que lindo! Essa Isa tem futuro na forma literária! (Risos). Enfim: arrasou! Eu adorei a forma delicada, e a gentileza dos protagonistas, um com o outro. Ficou tão real, tão a cara da nossa vida. Eu senti emoção quando a autora introduziu uma fala onde o Gabriel já temia que algo de ruim iria acontecer, e que abalasse o seu romance com Luísa. De repente me bateu uma vontade de continuar lendo essa cena. Parabéns, Isa!

10

NOTA (DE 0 A 10):

WILLIAM ARAUJO

A nossa líder, por enquanto, aposta numa cena emotiva. Você já sabe o final desta história, portanto, Isa teria que lidar com a emoção. No que deu?

 

Domingo, 20 de Janeiro de 2013. Restavam apenas sete dias para a grande tragédia. O casal de namorados seguiu para a praça de alimentação do Shopping, após deixaram a sessão de cinema naquela manhã. Gabriel não tirava os olhos da bela garota á sua frente, uma vez que pensava que seria a última vez.

- O que aconteceu com você? – Perguntava Luísa preocupada com o estado do namorado.- Medo de nunca mais poder te ver.

- Não fale assim, Gabriel.

- Eu falo dessa maneira, porque o nosso amor pode acabar com uma enchente ou incêndio.

- Isso não vai acontecer. – Deu uma pausa – Você está sofrendo com o futuro que não existirá. Vamos focar no presente. É isso que importa.

- Tudo bem. – Disse abraçando a namorada.

 

Vejamos os comentários e notas de nossos jurados sobre a cena reescrita.

Mais uma prova está se encerrando. Gostaria de agradecer aos nossos jurados, que dedicam seu tempo para julgar, opinar e colaborar. Muito obrigado.

Vamos, agora, as médias. De um lado a média da prova 02, do outro, a média de ambas as provas. Quem saiu na frente?

Idealizado por:

Luiz Gustavo

Apresentação:
Félix Crítica


Jurados/Tutores:
Márcio Gabriel
Luiz Gustavo
Victor Marçal

William Araujo


Direção de Arte:

Márcio Gabriel
 

Realização:
TVV - Tv Virtual
Belas Histórias

2ª PROVA - COMO SERÁ?

2ª PROVA - NO AR!

CLASSIFICAÇÃO FINAL

FIM DA 2ª EDIÇÃO

Veja a classificação atual:

 

1º. 9,3 - ISA NOTA

   2º. 9,0 - CARLOS LIRA

          3º. 6,7 - GLADISTONE RIBEIRO

     4º. 5,0 - JOÃO CARVALHO

 

Lembrando que os pontos de hoje somarão com os pontos já obtidos.

 

 

Na segunda prova do reality, os autores participantes deverão reescrever uma cena de alguma obra escrita por seu tutor. A cena é escolhida pelo mesmo. Ela deve conter a maior identidade possível e deve impressionar. Este é o dever de nossos iniciantes. Vamos á prova!

   PROVA DE HOJE

 

          1º. 9,3 - CARLOS LIRA

          2º. 8,6 - ISA NOTA

          3º. 7,6 - JOÃO CARVALHO

          4º. 5,6 - GLADISTONE RIBEIRO

       A MÉDIA DA COMPETIÇÃO

 

        1º. 9,1 - CARLOS LIRA

        2º. 8,9 - ISA NOTA

        3º. 6,3 - JOÃO CARVALHO

        4º. 6,1 - GLADISTONE RIBEIRO

bottom of page