top of page

FÉLIX: Muito boa noite! Após a primeira eliminação, em que Gladistone nos deixou, vamos continuar a competição. Restam 3! Ao fim desta edição, você já poderá decidir o segundo e penúltimo eliminado da competição! A terceira edição do "The Writer" está no ar. O programa, que visa a escolha do autor participante de melhor destaque, conta com grandes jurados e participantes. Carlos Lira está na frente, seguido de Isa Nota e João Carvalho. Uma virada no jogo poderá ocorrer? Leia até o fim e fique por dentro.

Carlos Lira e seu tutor, Márcio Gabriel, desta vez, prepararam um texto sobre os "Escritores Livres". O maior texto é o de Carlos. Será que a qualidade tem a mesma proproção?

 

Às vezes no silencio do dia, meus pensamentos voam ecoando pelas sondas do tempo... esqueço da vida, esqueço do mundo! Esqueço que existo! Esqueço... Esquecer era tudo que eu mais queria, esquecer é o que desejo. Real ou fictício pode ser chamado esse mundo, e como um mundo qualquer, existem personagens aptos ao bem e outros ao mal, é um mundo que a busca incessante entre o lembrar e o esquecer reina em duas pontas. A escrita neste mundo passa a ser prisioneira do fictício, do esquecer... constranger é a forma que muitos buscam em me tornar um REAL PRISIONEIRO.

Mas o que é ser livre? Palavra tão bela, que há tempos esqueci, e que paira em minhas lembranças. Próprio me questiono, e ao mesmo tempo, duvido do que é ser livre e do que é ser prisioneiro. Na ponta do bem (LEMBRAR) o livre chega a ser tachado como “fonte de inspiração”, onde posso me expressar da forma que bem compreender. Mas será mesmo que sou livre a tal modo de me expressar como bem quiser?

Ou sempre irá surgir uma barreira que o meu eu e outro eu irão se confrontar?

E a ponta do Mal (ESQUECER) essa aí defende que: “a escrita só e válida até quando der IBOPE, até quando possa agradar a quem ler, a ponto que não fira com os conceitos de moral”.

E entre dizeres, e exposições chego a uma conclusão: “Afinal existe o ser livre?”, busco esta resposta sempre, pois tanto aqueles que compõem o lado do ESQUECER E LEMBRAR se mostram unicamente UM LADO, onde entre esses dois muros surge a verdadeira ponte: “crítica”. Mas porque essa ponte? Me questiono, afinal serve a crítica tanto para o bem quanto para o mal, mas a observa-la não por parte de todos, mas pela grande maioria a crítica serve apenas para derrubar um ao outro.

E assim fazendo que esse mundo de Escritores Livres passe a ser um mundo de Escritores Confusos.

 

E aí, curtiu? Vejamos os comentários e notas de nossos jurados.

 

 

Li e reli diversas vezes, achei a ideia da crônica bastante interessante, o começo, por exemplo, Carlos Lira, enfim, você está de parabéns pelas as últimas duas edições, mas nessa deixou pouco a desejar na exatidão das palavras, quais ficaram meio desentendidas.

7

NOTA (DE 0 A 10):

LUIZ GUSTAVO

Muitas palavras, algumas até sábias, mas acho que poderia ter sido um pouco menor.

9

NOTA (DE 0 A 10):

VICTOR MARÇAL

A tentativa do Carlos de escrever um texto poético e reflexivo tornou o conjunto da obra extremamente confuso. Ele começa até bem poetizando, mas aí inclui termos que confundem o leitor estabelecendo certas relações que a meu ver não apresentam sentido, ou pelo menos a maneira como a coisa toda foi escrita não esclarece suficiente para que a intenção do autor chegue ao conhecimento de quem está lendo. Foi possível notar ainda a fuga do tema proposto com a introdução do elemento “crítica” que rendeu um parágrafo totalmente dedicado ao assunto, esquecendo-se da proposta inicial. Senti falta de pontos finais. Muitas vírgulas, aliás esse parece que é um problema crônico do Carlos, pelo visto.

7

NOTA (DE 0 A 10):

DIOGO DE CASTRO

Isa Nota simples e direta, como sempre. Confira o texto de Isa Nota sobre os #EscritoresLivres. Isa Nota foi clara e pontual? Tire suas conclusões:

 

É simples abrir a página do Word e escrever um texto, decidir nomes dos personagens, o que acontecerá com eles no decorrer da trama e acatar um fim para a obra. Desde que você tenha talento.

Houve uma época em que os autores sentiam-se trancafiados. Tanto por dentro como por fora. Prisão definia o momento comandando por donos de sites, até então, grossos e sem consideração nenhuma pelo individuo que faz de seu site algo conhecido.

Os responsáveis, com toda a reivindicação para melhorar o modo como tratavam seus “funcionários”, se preocuparam com o grupo criado no Facebook #EscritoresLivres e ficaram obstinados a tratar as pessoas melhores.

Os escritores lutaram pelo o objetivo de ser livre e com a união de outros, conseguiram. Os sites sumiram, assim como as denúncias. Ser um escritor não é fácil, mas ser um #EscritorLivre é um direito!

 

Vejamos os comentários e notas de nossos jurados. Siga lendo...

 

 

A crônica escrita por Isa mostra-se bem estruturada a princípio. No entanto, percebe-se que faltou argumentos convincentes na construção do texto, tendo em vista o vasto leque de opções o qual o tema “Escritores Livres” oferece. Percebe-se ainda certa incoerência contextual quando a candidata diz em sua introdução que “é simples escrever um texto, e logo em seguida completa dizendo que é necessário ter talento para isso”. Além do fato de que este, para ser um parágrafo introdutório não apresenta ligação alguma com o tema proposto. Ponto positivo para o desfecho. Não apresenta erros gramaticais aparente.

8

NOTA (DE 0 A 10):

DIOGO DE CASTRO

Isa descreveu em poucas palavras o quão foi difícil conquistar o espaço que nós escritores temos hoje. Ela falou dos grupos do Facebook, os quais são uma importante ferramenta para divulgação/apoio, o que antes servia como monopólio.Os donos de site, que mais pareciam coronéis antigamente foram lembrados, e eu achei isso bem bacana.Tirando alguns acentos que não foram colocados em algumas palavras e algumas vírgulas esquecidas ou mal colocadas, eu gostei muito da crônica de Isa Nota.

8

NOTA (DE 0 A 10):

MÁRCIO GABRIEL

Falou tudo. Gostei de todos os tópicos que a Isa abordou, inclusive, do Escritores Livres, que melhorou e muito a situação do mundo virtual.

10

NOTA (DE 0 A 10):

VICTOR MARÇAL

Diogo de Castro, substituindo William Araujo, produziu um simples e direto texto. As ideias de João Carvalho estão espalhadas sobre o texto. Será, o texto, perceptível e direto? Leia.

 

Os escritores devem ser livres para poderem escrever nos lugares que querem escrever. A injustiça do ser humano é achar que tem o direito de mandar em alguém.

Eu sempre penso que nós devemos ser livres, e o grupo Escritores Livres é o espaço onde nós podemos falar o que pensamos sem medo das consequências.

A arte da escrita é um dom, que ninguém pode tirar de uma hora para outra. Por isso o grupo tem essa grande importância, pois com a união de muitos formamos uma corrente, para que a liberdade seja sempre a nossa voz.

 

Os jurados deram suas opiniões.

Sem palavras para o texto do João. Foi uma crônica bastante poética. Gostei do jeito que ele brincou com as palavras, fazendo comparações com as ferramentas de divulgação que usamos nas nossas obras e com alguns donos de sites que achavam que tinham direito de mandar naqueles que escreviam nos seus endereços.Eu pego muito no pé em relação a isso, mas fora algumas vírgulas que foram mal colocadas, eu percebi nesse texto que João Carvalho foi um dos candidatos que mais evoluíram nesse reality.

8,5

NOTA (DE 0 A 10):

MÁRCIO GABRIEL

A narrativa do João, melhorou em muitos aspectos. Gostei do propósito dele, com o tema.

9

NOTA (DE 0 A 10):

VICTOR MARÇAL

João, as suas palavras foram de fácil entendimento, mas faltou expressão e emoção, o que já havia te dito em outras edições do programa e apontado em algumas críticas. Você precisa saber descrever mais o que sente, colocar tudo o que está detrás do ser humano João Carvalho, para as palavras.

6

NOTA (DE 0 A 10):

LUIZ GUSTAVO

Mais uma prova está se encerrando. Gostaria de agradecer aos nossos jurados, que dedicam seu tempo para julgar, opinar e colaborar. Muito obrigado.

Vamos, agora, as médias. De um lado a média da prova 02, do outro, a média de ambas as provas. Quem saiu na frente?

Idealizado por:

Luiz Gustavo

Apresentação:
Félix Crítica


Jurados/Tutores:
Márcio Gabriel
Luiz Gustavo
Victor Marçal

Diogo de Castro


Direção de Arte:

Márcio Gabriel
 

Realização:
TVV - Tv Virtual
Belas Histórias

3ª PROVA - COMO SERÁ?

3ª PROVA - NO AR!

CLASSIFICAÇÃO FINAL - ABERTA A VOTAÇÃO!

FIM DA 3ª EDIÇÃO

Veja a classificação atual:

 

                              1º. 9,1 - CARLOS LIRA

                              2º. 8,9 - ISA NOTA

                              3º. 6,3 - JOÃO CARVALHO

 

Lembrando que os pontos de hoje somarão com os pontos já obtidos.

 

 

Na segunda prova do reality, os autores participantes deverão reescrever uma cena de alguma obra escrita por seu tutor. A cena é escolhida pelo mesmo. Ela deve conter a maior identidade possível e deve impressionar. Este é o dever de nossos iniciantes. Vamos á prova!

 

OBS: William Araujo substituiu Walter Hugo, mas o mesmo não poderá fazer a próxima edição do reality por se encontrar enfermo. Tivemos a ideia de chamar um tutor especial para passar a atividade ao João Carvalho, tutorado do William. E decidimos chamar Diogo de Castro, que aceitou a proposta. Nesta edição, apenas, Diogo auxiliará João em sua prova. Na semana que vem, William estará de volta, auxiliando ou não João Carvalho.

 

   PROVA DE HOJE

 

          1º. 8,6 - ISA NOTA

          2º. 7,8 - JOÃO CARVALHO

          3º. 7,6 - CARLOS LIRA

 A MÉDIA DA COMPETIÇÃO

 

        1º. 8,9 - ISA NOTA

        2º. 8,5 - CARLOS LIRA

        3º. 6,3 - JOÃO CARVALHO

Nem tudo na vida é cem por cento certo. Ás vezes, nos limitamos. O candidato que nos deixa hoje não fez nada de errado. Ele apenas se esforçou e cumpriu tudo o que lhe foi proposto. A decisão do público varia. Falta de qualidade não é definida por leitores e “jurados”, mas pelo próprio autor, á partir do momento em que leva um puxão de orelha. Não desista de escrever, não desista de melhorar a cada dia. Não desista de ser um grande destaque no mundo virtual, Gladistone Ribeiro.

 

GLADISTONE RIBEIRO - 71%

JOÃO CARVALHO - 28%

 

SEMIFINAL

ESTÁ ABERTA A VOTAÇÃO!
Vote para ir para a final! Quem deve enfrentar Isa Nota?

João Carvalho ou Carlos Lira? 

bottom of page